top of page
Buscar
  • Foto do escritorGestão Marketing Milleniun Tecnologia

O primeiro computador do mundo

Atualizado: 30 de jul. de 2021



O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala no mundo. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.


O ENIAC utilizava tubos de rádio-base octal, os acumuladores decimal eram feitas de 6SN7 flip-flops, enquanto 6L7s, 6SJ7s, 6SA7s e 6AC7s foram usados em funções lógicas. 6L6s Numerosos e 6V6s serviu como linha de drivers para conduzir impulsos através de cabos entre os módulos rack.


O ENIAC poderia ser programado para executar sequências complexas de operações, que podem incluir loops, ramificações e sub-rotinas. A tarefa de levar um problema e mapeá-lo para a máquina era bastante complexa e, normalmente, demorava semanas.


ENIAC era um projeto único e nunca mais foi repetido. O congelamento de design em 1943 significava que o projeto do computador seria por falta de algumas inovações que logo tornou-se bem desenvolvida, nomeadamente a incapacidade de armazenar um programa.


3 visualizações0 comentário
bottom of page