top of page
Buscar
  • Foto do escritorGestão Marketing Milleniun Tecnologia

Intel Xeon vale a pena? Conheça linha de processadores de alta performance


Mas, afinal, será que vale a pena investir em um Intel Xeon para um PC gamer, por exemplo? Confira a seguir mais informações sobre os processadores da linha e tire suas dúvidas quanto ao custo-benefício e as especificações de cada modelo


Com tecnologias avançadas, dezenas de núcleos e altas velocidades, esses chips ficam acima das CPUS Intel Core, que são mais em conta.


Especificações


A linha Xeon da Intel é antiga, de 1998, e tem foco em uma parcela do mercado que exige alta capacidade de processamento, acesso a tecnologias mais avançadas e está disposta a pagar mais caro por tudo isso. Esses chips, diferente dos Celeron, Pentium ou Core que podem ser encontrados com maior facilidade, atendem datacenters e servidores, além das chamadas workstations, que são máquinas focadas em trabalho pesado.


Desempenho


Ranking dos melhores processadores do CPU Benchmark mostra vários Xeon — Foto: Reprodução/CPU Benchmark


Considerando apenas os Xeon mais recentes, é possível afirmar que a linha concentra alguns dos processadores mais rápidos do portfólio atual da Intel. Caso o usuário esteja disposto a investir pesado em um novo chip, esses modelos devem funcionar muito bem para encarar qualquer tipo de tarefa.


Entretanto, como não são processadores voltados para o usuário final, não costumam aparecer em comparativos de performance mais convencionais com CPUs domésticas. No ranking do CPU Benchmark, por exemplo, é possível ver os Xeon em posições privilegiadas, sobretudo nas variantes Silver, Gold e Platinum, destinadas a datacenters. Unidades de processamento das linhas E, e especialmente das séries W mais atuais, ainda não foram testadas e incluídas no ranking.


Consumo


Essa alta capacidade de trabalho acaba refletindo no gasto energético, e os processadores esquentam bastante. A linha Xeon-E, que contempla processadores para workstations móveis, atinge TDPs entre 65 e 95 Watts. Para se ter uma ideia, processadores voltados para laptops dificilmente passam dos 35 Watts de dissipação térmica.

Já a linha Xeon-W, pensada para máquinas maiores – como é o caso do novo Mac Pro – entrega mais performance e também atinge temperaturas bem maiores. Os valores de TDP dos produtos vão de 160 a 205 Watts.


Concorrentes


Atualmente, a AMD disputa mercado com a Intel no seguimento da workstations, oferecendo os processadores Threadripper. A principal diferença está no preço, já que os modelos da rival custam bem menos em relação aos Xeon. Ao contrário da Intel, que expandiu a linha para fora dos servidores, a AMD tem se mantido no segmento com os Epyc, que usam a arquitetura Zen dos chips para desktop da marca e substituem os antigos Opteron.


Custo-benefício


Ao combinar muitos núcleos e threads com altas velocidades, os processadores funcionam bem para atender demandas exigentes em aplicativos mais intensos, principalmente em relação a jogos. Por isso, investir em um chip da linha Xeon para um PC gamer por exemplo pode não ser a melhor escolha do ponto de vista do custo-benefício, uma vez que é possível encontrar alternativas mais baratas e com níveis de performance suficientes para jogar mas para suprir necessidades de um servido dentro de uma empresas dobra a otimização e velocidade.


É o caso dos próprios Threadripper, da AMD, além dos Ryzen de terceira geração, lançados recentemente. A Intel também oferece boas opções, como os processadores da linha K, com o Core i9 9900K, ou da linha X, da qual pertence o Core i9 9980XE..


Talvez seja interessante pensar em um computador já montado de fábrica, como é o caso dos iMac Pro. Na configuração mais baixa, com Xeon W-2140 B de oito núcleos, a máquina sai por R $37.999 na loja da Apple no Brasil. Para quem prefere PCs, o Dell Precision 7530 é um laptop com tela de 15,6 polegadas e que também traz um processador Xeon. Na versão mais barata, trazendo o chip Xeon E-2176M, o portátil não sai por menos de R $21.100 na loja oficial da marca.


Mas na Milleniun Tecnologia encontra processadores novos ou semi-novos com condições imperdíveis, consulte nossos consultores para avaliar de acordo com sua necessidade.


22 visualizações0 comentário
bottom of page